Fonte: Feed&Food
“A LogVett nasce por uma união de propósitos”, com essas palavras Mauricio Motta, CEO da empresa, abriu seu discurso na inauguração da empresa, em junho deste ano. “Após mais de vinte anos de experiência na logística do setor, executivos e empresários se unem para trazer para o mercado a melhor solução de logística para o setor veterinário”, complementou o CEO.
Com atenção redobrada aos gargalos enfrentados pelo setor, a LogVett, uma empresa do Grupo Ipanema – reconhecido pela fabricação de produtos veterinários – chega ao mercado comprometida com a excelência nos atendimentos logísticos em todo território nacional, conforme conta Motta.
“A LogVett nasce por uma necessidade do mercado que estava carente de alternativas em logística e pela demanda por um operador que pudesse fazer um trabalho especializado e focado no setor”, explica.
Segundo o executivo, a logística para a saúde animal é muito específica, uma vez que demanda entregas no interior do País, com alta capilaridade, e com diversas classes de produtos, tais como produtos biológicos, medicamentos, perigosos, inflamáveis e criogênicos.
Tendo em vista que o Brasil possui 1.720.756 km de rodovias, dos quais apenas 211.468 km são pavimentados, número que representa apenas 12,3% da extensão total, segundo pesquisa de 2016 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), pode-se imaginar os desafios enfrentados por operadores e indústrias para levar os produtos aos consumidores.
Diante deste cenário, o principal diferencial da LogVett é a especialização em Saúde Animal. A empresa conta com profissionais com anos de experiência na logística para este segmento, tanto na liderança quanto em cargos estratégicos. De acordo com o CEO, são profissionais que já vivenciaram as várias fases das indústrias, que conhecem os pontos críticos da cadeia de suprimentos e, através da LogVett, encontram a oportunidade de construir sistemas e processos operacionais que sanem as dores dos clientes.
O desenvolvimento da LogVett pôde ser visto durante o evento de inauguração da empresa, realizado no Centro de Distribuição localizado na cidade de Cabreúva, São Paulo, que contou com a participação de grandes nomes da indústria de saúde animal.
Nomeado de Sky, o armazém é climatizado a 25ºC e possui uma área refrigerada de 2ºC a 8ºC. Os corredores de porta pallets têm três metros de distância, o que proporciona maior produtividade aos operadores de empilhadeira e menor risco de avaria. Conta com 26 docas, entre as quais é possível destinar uma doca fixa para cada transportador, e alto investimento em tecnologia, dentre outros diferenciais.
Vale destacar que a localização do Centro de Distribuição, segundo Motta, é também estratégica, uma vez que está próxima ao aeroporto de Viracopos em Campinas e da grande São Paulo, o que facilita o envio de produtos para as diferentes regiões do País, e conta com estrutura apta ao franco crescimento da empresa.
No que diz respeito à tecnologia, o sistema WMS, desenvolvido para a LogVett é hospedado em nuvem e permite executar múltiplas funções simultâneas, como separação, ressuprimento e inventário, tendo ainda um portal para acesso aos clientes com mais de cinquenta indicadores disponíveis para acompanhamento on-line de suas operações, entre outras funcionalidades.
“O investimento em infraestrutura de T.I. foi uma de nossas prioridades para que nossos armazéns tenham uma cobertura de rede absoluta para excelência das nossas operações”, ressalta Mauricio.
A tecnologia para gestão de transportes passa por uma série de softwares, entre eles o TMS, o roteirizador, o gerenciador de risco, os meios de pagamento, entre outros. A LogVett obteve um sistema para essa gestão cem por centro integrado em uma mesma plataforma, o que praticamente elimina os processos manuais entre sistemas.
O sistema TMS, por exemplo, desenvolvido em nuvem e com roteirizador integrado, permite a comunicação com os ERPs dos Transportadores via API, que proporciona o envio das confirmações das entregas, comprovantes e abertura de ocorrências em tempo real, dentre outras vantagens.
Aos clientes, a LogVett disponibiliza acesso a um portal com diversas funcionalidades, dentre elas a possibilidade de solicitar cotação fretes especiais e realizar a aprovação dos valores, agendar recebimentos, rastrear pedidos, acompanhar informativos e gestão de ocorrências, bem como extrair indicadores de performance.
É importante mencionar que a empresa está em plena expansão, como ressalta Motta. “Somente em São Paulo estamos duplicando nossa capacidade de armazenagem e fora do Estado já estamos com cinco filiais em localizações estratégicas para o nosso negócio”, comenta.
Em relação aos temas regulatórios e relações governamentais, a empresa inicia já em 2023 todo processo de selagem (adição de selo para rastreabilidade) de vacinas veterinárias controladas pelo Governo Federal.
Um voto de confiança. Presente na inauguração, o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Emílio Salani, pontua o surgimento da companhia como “um projeto com toda a expertise e experiência que o mercado aprendeu nos últimos dez ou vinte anos”.
O amplo atendimento da empresa, junto da velocidade e qualidade de entrega, de acordo com o vice-presidente, reforça a necessidade evolutiva da logística em relação às dimensões territoriais do Brasil, o que exige o olhar atento do Sindicato.
“Nosso foco é sanidade e saúde pública. Por isso, o objetivo é prestar um serviço que disponibilize produtos de qualidade a tempo e a hora, ou seja, a pontualidade e as condições da entrega do produto são tão importantes quanto o desenvolvimento, a regulamentação e a sua fabricação”, frisa o vice-presidente do Sindan.
Contudo, como relembra Salani, o maior desafio de qualquer operador logístico brasileiro é a questão das ramificações e das filiais. “Porque uma vacina precisa chegar rápido no polo de Chapecó (SC), mas também em Primavera do Leste (MT), em Campos Novos (SP) e em Rio Verde (GO). A ação, também, por muitas vezes, depende de uma cadeia do frio e outras questões específicas para cada produto a ser entregue”, destaca, ao pontuar que é função da entidade pegar os inputs dos associados e repassar aos operadores, como a LogVett.
“Dado a complexidade que é o nosso portfólio, esperamos contar sempre com ferramentas como essas que surgem na LogVett. Ao longo do tempo fomos aprendendo com as próprias operações, quase que o ato de ‘trocar o pneu com o carro andando’. O que acontece agora, com uma empresa que tem todo seu planejamento e execução focada no setor veterinário, consideramos um marco para o setor”, finaliza Salani.
Para o CEO, Mauricio Motta, a LogVett começou “pequena”, mas já é grande. “Somos grandes nos objetivos, nas realizações, nos profissionais que formam essa equipe, nas expectativas, nas entregas, na velocidade, na flexibilidade e na especialização. Ela começou como uma ideia de alguns, se tornou o sonho de muitos e hoje é uma realidade para o mercado veterinário”, conclui.