Através da sua Central de Selagem de Vacinas, a LogVett apoia o governo no processo de controle das vacinas antirrábicas para herbívoros. No final do mês de setembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) inicia o processo de Colheita na LogVett, no qual o órgão regulador realiza a amostragem de vacinas fabricadas pelas indústrias para realização dos testes oficiais para liberação das vacinas para o mercado.
Essa verificação é feita através de uma análise comparativa com as Vacinas de Referência Nacional (VRN), o chamado duplo check, uma vez que as indústrias também realizam os testes internamente para liberação do produto ao mercado, sendo fundamental para atestar a qualidade dos produtos vendidos no mercado nacional.
O novo lote de VRN chegou à LogVett neste segundo semestre. A importação foi solicitada pelo MAPA e realizada pelas indústrias de produtos veterinários, representadas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), em uma parceria público privada.
As VRN’s ficam armazenadas na Central de Selagem de Vacinas da LogVett, assim como aquelas fabricadas pela indústria para atender o mercado. Durante o processo de colheita, amostras são retiradas para envio ao órgão regulador, enquanto uma quantidade similar fica retida como contraprova, no caso de haver necessidade de reteste. Já o restante das vacinas fabricado fica em quarentena no armazém, aguardando aprovação para ser comercializado.
Uma vez aprovadas, elas saem de quarentena e inicia-se o processo de selagem na LogVett, no qual cada frasco de vacina recebe um selo holográfico para a rastreabilidade do produto. Somente após esse processo as vacinas são distribuídas ao mercado.
“A LogVett está estruturada e credenciada para realização da selagem para outras vacinas com necessidade de controle e rastreabilidade”, explica Fernando Palata, técnico veterinário responsável por acompanhar todo o processo de colheita e selagem que, junto aos técnicos das indústrias, garante toda a rastreabilidade do processo.
“É motivo de orgulho para a LogVett apoiar o governo em um processo tão importante”, comenta Mauricio Motta, CEO da LogVett. “Montamos uma Central de Selagem com equipamentos de última geração visando mais produtividade e segurança ao processo”.
A LogVett também apoia as indústrias no processo de distribuição, garantindo que os produtos sejam transportados nas condições de temperatura adequadas para garantir a estabilidade das vacinas.
O transporte é feito em veículos refrigerados ou em caixas de isopor projetadas para conservar a temperatura de 2°C a 8°C por até 48 horas. Quando a distância percorrida for ultrapassar esse período, o gelo é renovado antes do prazo limite em pontos de apoio, para garantir que chegue em perfeitas condições ao consumidor.
“Estamos comprometidos e focados em atender o mercado de Saúde Animal oferecendo alto nível de serviço e especialização na logística para este segmento no Brasil”, conclui Motta.